Jornal da 2CNews

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
Imagem

Literatura

Trilogia Millenium

Com uma trama bem embasada nas questões políticas e sociais, também ajuda a criar este forte vínculos, característico das obras so

Ensaios Literários
Por Ensaios Literários
Trilogia Millenium
Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander; Flickr
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Como uma das principais e mais conhecidas sagas de mistério do século XXI, a Trilogia Millenium se tornou um dos grandes marcos do gênero. Foi posteriormente continuada por outros autores, principalmente David Lovencranz, após a morte do criador Stieg Larsson. Como este último queria escrever mais livros com os personagens, outros assumiram após sua morte. Foi também algo que deu uma visibilidade e atraiu um grande interesse para os romances policiais suecos, assim como de outros nórdicos. 
    O primeiro e segundo de fato possuem tramas de mistério, tendo algo para se desvendar. Ao passo que o terceiro é muito mais um suspense, desenrolando coisas que ocorreram no segundo. Como parte de uma mesma trama, o segundo e terceiro se complementam. O primeiro também com eles interligado, mas uma história mais fechada. São eles, nesta ordem: “Os homens que não amavam as mulheres”, “A menina que brincava com fogo” e “A rainha do castelo de ar”.  O mais conhecido, o primeiro, é também o melhor. Por ter a melhor das tramas. 
     Os três tem como protagonistas o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander. Que se conhecem neste caso no primeiro livro e se desenrola uma complexa trama depois, baseada em algumas questões psiquiátricas que Lisbeth parecia aparentar por seu passado. Todas as histórias tem, em alguma maneira e grau, uma questão de violência contra mulheres. Que vão compondo diferentes partes das tramas, sendo o mote principal do primeiro livro e um dos aspectos importantes do segundo e do terceiro. 
     Apesar de não haver propriamente um mistério no terceiro, e o mistério do segundo ser um tanto mais fraco, a composição dos personagens e tramas prende bastante. Juntamente com todos os personagens secundários tais como inspetores, jornalistas e figuras obscuras, fazendo um bem construído e montado universo. O qual conduz de maneira muito bem feita e envolvente as tramas, sempre com algum elemento adicional. Se não é a maior história policial já escrita, é uma das sagas mais bem feitas, que consegue trazer o melhor nos três livros. 
    Com uma trama bem embasada nas questões políticas e sociais, também ajuda a criar este forte vínculos, característico das obras sociais bem escritas. Mescla os fatores sociais que descreve com uma bem fundamentada trama que traz o melhor e mais característico da literatura. O que confere uma grande base para a obra. Tal trilogia, fazendo personagens característicos e carismáticos trouxe uma novidade para o gênero policial, assim revivendo os melhores conceitos do estilo e trazendo algumas novidades. Vale a pena uma lida, fazendo mistérios e tramas de grande surpresa, especialmente o primeiro. Conseguiu se tornar um dos marcos literários do gênero, de maneira bastante positiva.  

Ensaios Literários

Publicado por:

Ensaios Literários

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!