Jornal da 2CNews

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
Imagem

Literatura

O erro do juiz e o VAR que não vê

O erro maior certamente foi o pênalti não marcado. A arbitragem de Pinheiros e especialmente as ações do VAR...

Ensaios Literários
Por Ensaios Literários
O erro do juiz e o VAR que não vê
Geral do Grêmio; Wikimedia commons
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Campeonato Gaúcho, Gauchão, está se encaminhando para o final. Já está em processo de semifinal, tendo tido os primeiros jogos no sábado dia 22/02/2025, tendo as duplas Grenal (Grêmio e Internacional) e Caju (Caxias e Juventude) como os quatro times. Apesar da forte rivalidade que as duplas têm com seus relativos pares, não houve enfrentamento nesta semifinal, ao invés disso Grêmio enfrenta o Juventude e Inter o Caxias, invertendo a semifinal do ano passado. 
   Nos dois casos os times da capital venceram o que já fortalece a ideia de que terá Grenal na final do Gauchão. Inter venceu o Caxias por 2X0 e o Grêmio o Juventude por 2X1. Neste processo, porém, focando no jogo do Grêmio, houve um sério problema no jogo que foi a arbitragem. Apesar de ter vencido, houve alguns erros do juiz, do qual o VAR não apenas não chamou a atenção como também deixou acontecer. 
   Antes de outra coisa, é importante dizer que o Grêmio estava com mais jogo, garra e força no jogo de ontem do que tínhamos visto em jogos anteriores. Após uma sofrível vitória de 1X0 contra o Ypiranga de Erechim, com um gol de Monsalve no começo do segundo tempo, um mini oásis num jogo muito parado; e especialmente após uma quase eliminação da Copa do Brasil por parte do São Raimundo de Roraima, o qual se salvou aos 48 do segundo tempo, levando e ganhando nos pênaltis. Estava assim com pouco ataque e força. Felizmente isto não se repetiu na partida contra o Juventude, já um adversário mais forte, inclusive estando na série A do Brasileirão. Mas conseguiu estar bem melhor arrojado, marcar maior presença em campo e fazer dois gols bem feitos, de Braithwaite e Cristian Oliveira. Com grande atuação também de Amuzu.       
    O primeiro grande problema da arbitragem veio no primeiro tempo, um pouco antes do Grêmio sofrer o gol do Juventude, o qual deixaria o Tricolor perdido e enfraquecido pelo resto daquele tempo. Neste momento, com uma rasteira aplicada em Monsalve dentro da pequena área seria um pênalti a favor do Grêmio mais que justificável. Mas o juiz, Jonathan Pinheiros, não o deu. E o VAR também brigou com a imagem e não chamou a atenção para o claro lance de pênalti que ali ocorreu. Naturalmente isto também pesou nos jogadores, somado com o gol feito em seguida, bem mal chutado do meio de campo, tendo entrado pela ausência de defesa na goleira, fez com que o resto do primeiro tempo ficasse um Grêmio acuado. 
      No segundo tempo ficou já mais recuperado, novamente indo para cima com garra e força para vencer. Conseguiu fazer mais um gol, feito por Cristian Oliveira ajudado por Amuzu. E mais para frente no jogo teve outro, feito por Edenilson. Que, diga-se de passagem, está rendendo bem mais com Gustavo Quinteros do que rendia com Renato. Mas, após uma longa checagem no VAR o gol foi anulado, também sem justificativa. O Grêmio segurou o placar de 2X1, mas ficou aquém do que poderia. E enfrentará o Juventude depois na casa deles com um saldo de gols baixo, contra um time bastante aguerrido em seu estádio. 
    O erro maior certamente foi o pênalti não marcado. A arbitragem de Pinheiros e especialmente as ações do VAR põem isto em bastante evidência. Não se trata de algo para favorecer o Inter, como alguns colocaram, mas uma forte incompetência dos dois, que terá de ser corrigida e revista. Pois se tratam de erros crassos que prejudicaram um jogo. Há muitas questões externas, como o pai de um dos VARs estar movendo uma ação trabalhista contra o Grêmio e outras particularidades internas. E com isto, vemos um triste jogo, mal arbitrado. O Tricolor provavelmente irá para a final. Mas a arbitragem está ruim. 

 

Ensaios Literários

Publicado por:

Ensaios Literários

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!