Governar com base em mentiras não é novidade, mas o retorno de Lula ao poder traz uma nova dimensão à prática. Um governo alicerçado na falsidade, onde narrativas são criadas, repetidas e marteladas até parecerem realidade.
Poucas coisas são tão previsíveis quanto o discurso de Lula e do PT. Entre promessas milagrosas e acusações contra adversários, há uma constante que não falha: a mentira. Não é de hoje que o Partido dos Trabalhadores governa alicerçado na mentira, mas, com o retorno de Lula, o rei das narrativas mentirosas, o conceito foi elevado ao status de arte.
Se há algo que Lula domina, é a capacidade de criar narrativas e repeti-las até que pareçam verdade. Ele mesmo já confessou, com o desdém de quem sabe que não será cobrado, que viajou o mundo contando mentiras sobre o Brasil. A audiência? Líderes internacionais e imprensa estrangeira, que ouviam calados enquanto ele pintava um país fictício, convenientemente ajustado à sua agenda política.
E, como não poderia faltar, surge o "ministro da Propaganda" petista, Sidônio Palmeira, um defensor aguerrido da liberdade (de desinformar). Segundo ele, "o maior mal da humanidade é a desinformação". Claro, o PT agora resolveu apontar o dedo para a "extrema-direita", como se não fosse mestre em manipular dados, adulterar fatos históricos e patrocinar blogs chapa-branca com dinheiro público. Sim, aqueles blogs que mais parecem fábrica de fake news com selo oficial.
O modus operandi é sempre o mesmo: acuse os outros daquilo que você faz. Uma tática velha e batida, mas que encontra eco em setores que preferem ignorar a realidade. Afinal, o que seria de Lula sem uma plateia disposta a engolir suas histórias mirabolantes?
Não bastasse a mitomania desenfreada, o governo do PT ainda busca monopolizar o discurso. Censurar opositores, perseguir jornalistas independentes e sufocar quem ousa questionar a "verdade oficial" virou prática comum. No melhor estilo das ditaduras comunistas, o objetivo é claro: controlar o fluxo de informações e moldar a narrativa ao gosto do freguês.
Enquanto isso, a desinformação, que dizem combater, segue como aliada fiel. E por que não? Para o governo do PT, mentir é quase um princípio constitucional. Da mesma forma que um governo comunista reescreve a história, Lula mente e fabrica uma realidade paralela, onde tudo o que é questionável é varrido para debaixo do tapete, e toda crítica é atribuída a conspirações de "extremistas".
Mas quem poderia esperar algo diferente? Lula já deixou claro que a verdade é flexível. Para ele, governar não é apenas administrar; é dominar as narrativas. E, enquanto houver quem acredite, o governo da mentira continuará a todo vapor.
O legado de Lula e do PT é claro: um governo que se alimenta da desinformação e prospera em um mar de falsas narrativas. Enquanto isso, a verdade é a maior vítima, sufocada por slogans e discursos vazios. Que ninguém se engane: o governo Lula governa alicerçado na mentira, e sua especialidade é transformar fábulas em políticas públicas. Como já dizia o próprio: basta repetir uma mentira várias vezes para que ela vire verdade.