Baile Charme da Torre e um evento criado em 20 de setembro de 2015 pela equipe do projeto Dança Charme é Bom D+, residente na praça central da feira de artesanato da torre de TV Brasília, realizado uma vez por mês, o baile charme tem se consolidado, por meio de visibilidade nas redes sociais, emissoras de televisão, rádios, jornais de grande circulação em todo distrito federal, além de realizações de bailes itinerantes. O projeto e formado por um diretor e coordenadores de produção do evento, incluindo uma companhia de dança, intitulada Pegada Black Dança&CIA formada por professores, coreógrafos e dançarinos originados e criados pelo evento que tem como objetivo a interação com publico, agregação das gerações através da realização de apresentações, oficinas culturais, workshops de dança e espetáculos.
O idealizador do projeto, Petrônio Paixão, é professor e coreografo de dança, começou sua trajetória na década de 80 como o funk/soul. Em 2002 despertou seu interesse pela dança charme. Em 2012 começou a promover aulas de dança charme por intermédio de eventos e academias em 2015 começou a atuar como professor de dança no projeto no TRF Espaço Bem-estar. Atualmente ministra aulas de dança no SESC 504/505 Sul. Em 20 de setembro de 2015 criou o Projeto DANÇA CHARME É BOM D+ onde é produtor e coreografo. Em 19 de outubro de 2015 oficializou a fundação da companhia de dança Pegada Black Dança&Cia.
O portfólio do projeto conta com inúmeras apresentações, realizações de eventos, aulas, além de participação em jornais como o Jornal de Brasília, Correio Brasiliense, Metrópoles, reportagem na Rede Globo, DFTV, TV Brasília, Balanço geral, Agenda Cultura, TVN e de 2015 a 2025 já somam 10 anos de projeto, sendo reconhecidos por toda a cidade.
O Diretor do projeto relata a sua experiência:
"Nestes 10 anos de projeto, me sinto em plena resistência pela Cultura Charme em nossa capital federal. A luta começou em 2002, ao lado de uma série de amigos charmeiros de Brasília, especialmente aquele que trouxe essa cultura do Rio de Janeiro para nós, o grande pioneiro, vulgo DJ CELSÃO. Ele plantou a semente em nossos corações, nos incentivando a continuar e a não deixar morrer a CULTURA NO DF. A verdadeira história do nosso projeto se resume à crença de que somos o próprio movimento da cultura da música preta e quando comecei em 2015, imaginei um simples aulão de Charme ao ar livre, debaixo da Torre de TV. Não imaginava que chegaria até aqui, mas sempre acreditei no poder de ser um multiplicador. Com o passar dos anos, vários grupos multiplicadores foram surgindo e se espelhando em nossa iniciativa. Hoje, fico muito contente em ver tantos outros companheiros charmeiros espalhando essa cultura e expandindo o movimento. Sei que ainda temos um longo caminho pela frente, mas, com união e respeito, vamos todos muito longe. DEUS POR NÓS, NADA CONTRA NÓS." declarou.
Esse projeto possui cunho de inclusão social, unindo todas as idades, culturas e estilos, um ponto relevante é que quanto maior o fortalecimento da cultura e facilidade de acesso, mais possibilidades para jovens estarem envolvidos em práticas saudáveis como o esporte e a arte. Através da dança é possível expressar sentimentos, socializar, estar envolvido em ações que visam fornecer lazer aos jovens, são 10 anos de baile charme, expandindo o conhecimento da cultura HiP HOP, trazendo todas as cidades satélites para participar deste movimento!
É sensacional! Que nossa capital receba cada vez mais de braços abertos, o baile charme na torre de TV de Brasília.