No dia 23 de março de 2025, foi realizada a primeira edição da corrida “ Amizade Equador” no Jardim Botânico de Brasília, na praça Equador, o evento contou com duas modalidades: uma corrida de 10 km e uma prova de 5 km, que combinava corrida com caminhada. Os primeiros colocados foram premiados com produtos tradicionais do Equador, como o licor canelazo, chocolates, camisetas, café, além das medalhas para os maratonistas.
A corrida contou com presenças ilustres, incluindo o embaixador do Equador, Carlos Alberto Velástegui, o Presidente do Jardim Botânico, Allan Freire Barbosa da Silva, a embaixadora da Botsuana, Benetia Tumelo Chingapane, além de integrantes da Associação de Adidos Militares Acreditados no Brasil. O evento também recebeu apoio da Polícia Diplomática e do Corpo de Bombeiros.
Durante a abertura, o Embaixador do Equador, Carlos Alberto Velástegui, agradeceu à equipe da embaixada pela organização do evento e destacou a parceria com o Jardim Botânico. Ele enfatizou que o esporte tem o poder de unir diversas nacionalidades.
A primeira secretária da Embaixada do Equador no Brasil, Elisa Jarrín, destacou a diversidade entre os participantes, que incluíam corredores do Peru, Argentina, Equador, Uruguai, Colômbia, Índia, Botsuana, Suriname e Brasil. Ela afirmou que o evento atendeu plenamente às expectativas.
Os participantes elogiaram a qualidade do evento e a interação proporcionada entre diferentes nacionalidades. Para Luís Cardoza, integrante da Associação de Adidos Militares Acreditados no Brasil, a experiência foi enriquecedora. “ É uma boa experiência estar no Brasil. Aqui existem muitas confraternizações entre os países irmãos. Estou muito agradecido com o convite”, declarou.
Luís Campanha também compartilhou sua satisfação: “Estou muito agradecido por este evento, que fortalece as amizades entre Brasil, Peru, Argentina e Equador. Foi uma experiência prazerosa em meio á natureza e à área livre do parque. ”
Elardin granda ressaltou a singularidade do percurso: “Foi Perfeito, muito interessante. Havia muitas árvores, e o terreno não era completamente plano, o que facilitou a corrida. A paisagem também era lindíssima. ”
Para Margot Miranda, a corrida foi especial: “Foi uma experiência muito boa. Esta foi a minha primeira vez correndo no Brasil, pois estava acostumada a correr nas montanhas no Equador”.
Paloma Costa, corredora brasileira, elogiou a iniciativa: “Foi ótima. Espero que as outras embaixadas promovam eventos semelhantes.”
O presidente do Jardim Botânico, Allan freire Barbosa da Silva, celebrou o sucesso da corrida e reforçou o compromisso do parque em promover a diversidade cultural. ”foi uma alegria receber a equipe da embaixada do Equador. O objetivo da Alameda das Nações é justamente incentivar interações entre diferentes países e ser um ponto de encontro para a comunidade equatoriana. ”
A promoção da diversidade cultural por meio do esporte é essencial, especialmente em eventos como este, que incentivam a saúde e a interação social. A participação de atletas de várias nacionalidades evidenciou a empolgação e o entusiasmo dos corredores. Os equatorianos, conhecidos por sua hospitalidade, aproveitaram para compartilhar aspectos de sua cultura, como a música e gastronomia, promovendo uma experiência enriquecedora para todos os presentes.