Jornal da 2CNews

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
Imagem

Política

Ato unificado pelo fim do fascismo

mobiliza movimentos sociais no Eixão em Brasília DF.

Raquel Sena
Por Raquel Sena
Ato unificado pelo fim do fascismo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

No dia 30 de março, às 10h, no Eixão da 107 Norte, foi realizada uma grande manifestação intitulada "Ato unificado pelo fim do Fascismo no mundo". O evento reuniu diversos movimentos sociais e associações em defesa de causas internacionais, abordando pautas como a luta contra a retomada do genocídio ao povo palestino em Gaza; a oposição a política nazifascista de Donald Trump contra imigrantes e o direito de autodeterminação do povo Saaraui.

A manifestação pacífica contou com a presença de representantes de movimentos sociais e associações, que manifestaram solidariedade aos povos Palestino e Saaraui, que continuam a lutar pela sua liberdade. Durante o ato, houve intervenções em defesa dessas populações e contra as ações de Israel e Marrocos.

A Presidente da Associação de Solidariedade e Pela Autodeterminação do Saara Ocidental, Maria José da Conceição Maninha, ressaltou que a manifestação também teve o objetivo de relembrar os tempos da ditadura militar no Brasil, marcada pelo golpe de 1964, além de resgatar a memória de heróis candangos, como Honestino Guimarães. " Nossa luta é contra o fascismo", destacou. Reforçou ainda que é necessário compartilhar com todos que a Saara Ocidental tem muitas lutas a serem travadas, principalmente contra Israel e Espanha! 

Leia Também:

O representante diplomático da República Saarauí, Ahamed Mulay Ali, enfatizou a necessidade do apoio do povo brasileiro á causa Saarauí. "Estamos enfrentando uma guerra contra o Marrocos e precisamos da solidariedade internacional" afirmou. Durante a manifestação, foram distribuídos panfletos informativos sobre a situação enfrentada pelo povo saaraui.

É importante destacar que esse ato ocorreu simultaneamente em diversas cidades do Brasil, algumas delas sob o nome de  " Dia da terra Palestina". Entre as cidades que participaram da mobilização estão:  São Paulo, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Brasília, Porto Alegre, Boa Vista, Santo Ângelo, Belém, santa Cruz do Sul, Rio de Janeiro, Goiânia, Campinas, Recife, São Luís e Florianópolis.

Uma reflexão que essas manifestações nos trazem é o fato de que apesar de todos os avanços tecnológicos, sociais, políticos e humanitários, ainda existem comunidades lutando por sua liberdade, sua terra, religião, cultura e costumes, logo todo apoio que possamos fornecer é bem vindo, principalmente entender os fatos históricos que permeiam essa luta.

 

FONTE/CRÉDITOS: Informações fornecidas através do diplomata Ahamed Mulay Ali.
Raquel Sena

Publicado por:

Raquel Sena

Estudante de Jornalismo, Sanitarista, entusiasta em artes, entretenimento e política.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!