Como uma figura importante na Igreja Ortodoxa Russa, embora não lhe seja uma figura ou cargo oficial, está o Staretz como um conselheiro de grande sabedoria. Por não ser um cargo nem um eclesiasta oficial não é alguém indicado nem ocupa uma posição. Mas conquista tal espaço devido a sua grande sabedoria e carisma popular, a qual se torna de grande importância e aceitação. Pessoas da Igreja vão até ele buscar tais conselhos, saber melhor como agir. Tal figura foi mais popularizada por Dostoievski em seu romance “Os irmãos Karamazov”, onde tem a figura do Staretz Jóssima. Há uma forte dimensão cultural e política com tais figuras.
São bastante particulares da Igreja Russa e de suas formas, por certo. Mas a questão de uma figura de conselheiros, em formas profundas como a do Staretz, é bastante inspiradora. Pois remete diretamente para com alguém que possui grandes e profundos conhecimentos acerca da vida e de suas composições. Assim consegue identificar os problemas e situações por quem passam aqueles que lhe procuram, alcançando grandes níveis teológicos e humanos em suas respostas e visões. Ao conseguir isto passar e transmitir desvela e revela a vida em suas mais densas formas em suas obscuridades.
Para os espíritas há algumas grandes figuras que são também sábios. Como Divaldo Franco, Raul Teixeira, Aylton Paiva e o desencarnado Chico Xavier foram importantes figuras destes no espiritismo. Não eram por certo Staretz, mas eram importantes conselheiras pessoas com uma grande sabedoria que passavam isto para os outros, capazes de ajudar a iluminar e perceber. Tais iluminações refletem entre várias coisas o que podiam eles passar para nós e que podemos saber da vida. E assim tendo esse saber nos tornamos mais profundos. Torna-se a vida menos obscura, podendo nos fazer perceber mais. Se não somos tão complexos quanto staretz, a sabedoria ainda assim é grande e importante.
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu, não necessariamente a visão da Agência 2CNews. Não corrigimos erros ortográficos de colunistas.