Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 17 de Junho 2026
Espiritualidade

Do Umbral e das punições

Uma vez melhorado e evoluído nestes aspectos, poderá ascender para as colônias espirituais de Nosso Lar e outras.

Sobre o Espiritismo
Por Sobre o Espiritismo
Do Umbral e das punições
Umbral; Flickr
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

      Contrariando o dogma católico do inferno eterno para os maus, tais punições são, em verdade, temporárias. O catolicismo reconhece também o purgatório, aonde o espírito iria para expiar os pecados da vida e depois seguir ao Paraíso, escapando do Inferno. É uma visão mais redentora que na Igreja Ortodoxa, que reconhece apenas o Céu e Inferno. Porém, mesmo assim, para o catolicismo ainda há o Inferno, a punição eterna. Que é algo um tanto quanto sem sentido, principalmente considerando a noção de que Deus é amor, e emana ele por seus filhos. 
    Pensando este mundo em que vivemos como um local de provas e expiações, onde nos conhecemos e sentimos quem somos, temos de nos conhecer e melhorar. Nesta melhora, há muitos que não há fazem, certamente. Por questões várias isto. Mas que igual, por serem filhos de Deus não há justificativa para o castigo perpetuo no Inferno. Há sim de saber onde e porque erraram, mas isto dentro de uma perspectiva de se entender e melhorar, encontrar um caminho e uma evolução pessoal. Neste processo, tudo que ali está juntamente envolvido deve ser mais bem tratado, aprendido e aprimorado. Porque, em verdade, o bem comum só será atingido quando houver um grande entendimento e aprimoramento geral. 
    A partir disto, surge a questão do Umbral, para onde vão aqueles que fizeram graves questões em suas vidas, precisando disto se arrepender e se encontrar melhor, tendo assim uma real evolução. Uma vez melhorado e evoluído nestes aspectos, poderá ascender para as colônias espirituais de Nosso Lar e outras. Nestes processos pode vir a reencarnar, tendo suas funções e processos a serem cumpridos, sempre no aprimoramento. Mas sempre na noção e questão de melhorar a si mesmo para que seja bom, nunca para o sofrimento eterno. 
    É então o espiritismo aberto e fundado neste ponto, no qual é sem sentido a punição interna, pois esta é apenas uma consequência e correção de atos ruins e equivocados de quem comete, devendo ser corrigido e melhorado, para que evolua. Não há o inferno, mas o Umbral, onde se buscará a melhoria e aprimoramento de si, se tornando alguém e algo mais aprimorado, mais próximo ao bem comum. E assim não sofrerá eternamente, mas sim se melhorará, indo para os bons locais.  

Comentários:
Sobre o Espiritismo

Publicado por:

Sobre o Espiritismo

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR