A partir desta quarta-feira (11), o Distrito Federal amplia o alcance da tarifa social de água e esgoto, beneficiando 270 mil moradores com um desconto de 50%. A iniciativa, que já atendia 90 mil pessoas desde 2020, será estendida a mais 180 mil cidadãos em situação de vulnerabilidade. A medida foi impulsionada pela sanção da lei federal nº 14.898/2024 e tem como base critérios como renda de até meio salário mínimo e inscrição no Cadastro Único.
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) garante que a inclusão dos beneficiários será automática, sem necessidade de solicitação. Com a expansão, além do desconto na tarifa para consumos de até 30 m³, os contemplados seguem isentos de taxas como emissão de segunda via e custos de corte e ligação de água. Para o governador Ibaneis Rocha, a ação reforça o compromisso com o atendimento célere e eficiente às famílias mais carentes.
Moradora de Sobradinho, Odete Freitas comemora o impacto positivo da medida em sua vida. “Como mãe solteira, a tarifa social tem sido essencial para aliviar o orçamento apertado. Agora, com a ampliação, mais famílias terão essa chance de viver com mais dignidade e saúde”, destacou.