A partir de janeiro de 2025, alunos da rede pública do Distrito Federal terão acesso a triagens oftalmológicas gratuitas e óculos de correção por meio do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Em um Piscar de Olhos. A iniciativa, que beneficiará mais de 53 mil estudantes, é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação do DF e o Instituto Elisedape, com recursos de emendas parlamentares do deputado Rafael Prudente. O projeto priorizará escolas vinculadas ao Programa Saúde nas Escolas (PSE), com o objetivo de promover saúde ocular e melhorar o desempenho educacional das crianças.
A iniciativa responde a uma necessidade urgente apontada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que estima que 30% das crianças em idade escolar no país enfrentam problemas visuais que afetam seu desempenho diário. Após as triagens nas escolas, os estudantes identificados com dificuldades de visão serão encaminhados a mutirões oftalmológicos para consultas mais detalhadas. Caso necessário, os óculos corretivos serão entregues gratuitamente, garantindo o acesso ao tratamento para todos.
O programa Em um Piscar de Olhos é mais um desdobramento do Saúde Mais Perto do Cidadão, que desde 2024 já oferece assistência médica itinerante por meio das vertentes Minha Saúde e A Tenda +. Com foco na inclusão e na saúde preventiva, a nova etapa reforça a importância de um olhar atento não apenas à educação, mas também ao bem-estar integral dos estudantes da rede pública.