Em um movimentado ato político neste sábado (5), em Ceilândia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), oficializou sua pré-candidatura ao Senado em 2026 e lançou a vice-governadora Celina Leão (PP) como nome do grupo para disputar o Governo do DF. O anúncio, feito diante de uma plateia repleta de filiados e lideranças do MDB, marca o início de uma articulação para manter a base de centro-direita no comando da capital federal.
Sob aplausos, discursos inflamados e com direito a uma dose generosa de nostalgia política, o governador Ibaneis Rocha aproveitou o grande evento de filiações do MDB, realizado em Ceilândia, para dar o pontapé inicial na corrida eleitoral de 2026. Em tom confiante, Ibaneis afirmou que disputará uma vaga no Senado e, ao mesmo tempo, endossou publicamente o nome da vice-governadora Celina Leão como sua indicada para concorrer ao Palácio do Buriti.
“Vamos fazer a campanha mais bela da história do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis, visivelmente entusiasmado com o cenário político que começa a se desenhar. O governador ressaltou que o projeto é coletivo e que contará com o apoio da maioria dos partidos de centro-direita da capital, além de candidatos de outras legendas que estejam alinhados com os ideais do grupo.
Celina Leão, cotada há tempos nos bastidores como possível sucessora de Ibaneis, foi tratada como protagonista durante o evento. Figura já conhecida da população e com forte atuação política no DF, a vice-governadora tem ganhado visibilidade nos últimos anos e desponta como nome de confiança do atual governo. O anúncio reforça a leitura de que a eleição de 2026 poderá ter contornos de continuidade, com a aposta no legado da atual gestão.
Ibaneis não poupou elogios à companheira de chapa. “Nós vamos eleger duas bancadas importantes para dar sustentação à nossa governadora Celina Leão na Câmara Legislativa, na Câmara Federal e no Senado Federal”, cravou o governador, deixando claro que pretende manter coesa a base política que o elegeu em 2018 e reelegeu em 2022.
Tanto Ibaneis Rocha quanto Celina Leão têm conquistado o apreço e o respeito do eleitorado brasiliense, especialmente por suas atuações em áreas como infraestrutura, mobilidade e assistência social. Com o apoio popular e a força das alianças partidárias, o MDB e aliados esperam manter o protagonismo no cenário político do DF.
O ato, que celebrou também os novos filiados ao MDB, foi recheado de referências ao passado recente e à figura de Joaquim Roriz, ex-governador que ainda inspira setores conservadores da capital. Ibaneis, inclusive, fez questão de lembrar a convenção de 2018 e o início de sua trajetória no partido, destacando o papel do presidente regional Tadeu Filippelli.