Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 17 de Junho 2026
Geral

Faixa Azul entra na pauta nacional: Fred Linhares avança com projeto que muda mobilidade urbana

eputado do DF propõe inclusão da faixa exclusiva para motos e organização do espaço urbano no planejamento das cidades; ideia inspirada em São Paulo segue para análise na Câmara

Jornal 2CNews
Por Jornal 2CNews
Faixa Azul entra na pauta nacional: Fred Linhares avança com projeto que muda mobilidade urbana
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1.656/2025, de autoria do deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012). A proposta busca disciplinar o uso da chamada “faixa azul” — espaço preferencial para motocicletas em vias de grande fluxo — e inclui no planejamento urbano a organização do espaço compartilhado entre veículos e pedestres.

Fred Linhares ressaltou que a experiência já testada em São Paulo inspirou a proposta. “A faixa azul já existe em São Paulo, onde se mostrou eficaz para reduzir acidentes e dar mais fluidez ao tráfego. Nosso objetivo é levar essa referência para o debate nacional, de forma que cada município possa avaliar a viabilidade de implantar a medida, respeitando suas realidades técnicas e orçamentárias”, explicou.

O parlamentar também destacou que o texto aprovado amplia o olhar para a mobilidade como um todo. “A alteração na Política Nacional de Mobilidade Urbana é um avanço importante. Estamos garantindo que os planos contemplem o compartilhamento harmonioso das vias entre carros, ônibus, bicicletas, pedestres e motocicletas. Essa integração é fundamental para pacificar o trânsito e torná-lo mais humano”, disse Linhares.

Leia Também:

O relatório aprovado manteve o espírito da proposta, mas optou por retirar a obrigatoriedade da implantação das faixas exclusivas em todos os municípios, deixando a critério dos órgãos locais de trânsito a avaliação sobre viabilidade técnica e financeira.

Com a aprovação, o projeto segue agora para análise da Comissão de Viação e Transportes, e posteriormente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Jornal 2CNews

Publicado por:

Jornal 2CNews

A Agência 2CNews se destaca no cenário jornalístico por oferecer um serviço inovador e essencial para veículos de comunicação licenciados: a produção de conteúdo em tempo real com diretrizes orientadas a SEO.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR