Brasília recebe nesta quinta-feira (20) o duelo entre Brasil e Colômbia, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Para garantir um evento seguro e organizado, um dos maiores esquemas de segurança já montados para uma partida de futebol na capital foi detalhado e colocado em prática pelas autoridades.
O governador Ibaneis Rocha acompanhou de perto os preparativos e reforçou a importância do jogo para a cidade. “Queremos transformar Brasília na casa da Seleção Brasileira. Temos que demonstrar qualidade não só na estrutura esportiva, mas também na segurança, no trânsito e na organização como um todo”, afirmou.
A operação conta com um amplo efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-DF e outros órgãos de segurança pública. Desde o início da semana, varreduras e monitoramento de pontos estratégicos vêm sendo realizados nos hotéis das delegações, centros de treinamento e no estádio.
O trânsito sofrerá alterações para facilitar o deslocamento dos torcedores e garantir a fluidez da circulação. A Torre de TV foi definida como ponto de embarque e desembarque para quem utilizar aplicativos de transporte e táxis.
No entorno do Mané Garrincha, barreiras de segurança serão montadas para controlar a entrada de veículos e pedestres. Além disso, policiais militares estarão posicionados em áreas estratégicas, incluindo estações do metrô e pontos de ônibus, para evitar tumultos e garantir um deslocamento seguro do público.
A comandante da Polícia Militar, coronel Ana Paula Habka, reforçou a necessidade de atenção especial em eventos desse porte. “Teremos uma presença forte em todos os arredores do estádio e nos principais pontos de movimentação. Contamos também com a colaboração dos torcedores para que tudo transcorra de forma tranquila”, declarou.
A entrada no estádio será controlada com revista rigorosa dos torcedores. Objetos como fogos de artifício, sinalizadores, capacetes, garrafas e copos de vidro, guarda-chuvas, carrinhos de bebê e materiais perfurocortantes estão proibidos. Cigarros eletrônicos e drones não autorizados também não poderão entrar no evento.
Além disso, cartazes e bandeiras com mensagens ofensivas serão vetados para evitar qualquer tipo de conflito ou manifestação inadequada dentro do estádio.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou o compromisso com um evento seguro e bem organizado. “Estamos empenhados em garantir que essa seja uma grande festa para os torcedores. Brasília tem todas as condições de sediar grandes eventos, e queremos que esse jogo seja um exemplo de segurança e organização”, disse.
Além de garantir a tranquilidade dos torcedores, o sucesso da operação de segurança pode contribuir para que a capital federal receba novos eventos esportivos de grande porte. O governador Ibaneis Rocha revelou que há interesse em trazer a final da Copa Libertadores para Brasília, o que reforça a importância de demonstrar eficiência na realização de partidas como a desta quinta-feira.
A vice-governadora Celina Leão reforçou o impacto positivo que o jogo terá para a economia e o turismo local. “Esse evento movimenta diversos setores, como o comércio e a hotelaria. Brasília tem estrutura para ser um polo esportivo de referência, e seguiremos trabalhando para isso”, destacou.
Com todos os preparativos em andamento, as autoridades garantem que Brasil x Colômbia será mais do que um jogo de futebol: será uma demonstração da capacidade de Brasília em sediar eventos de alto nível, com segurança, organização e respeito ao torcedor.