Jornal da 2CNews

Quinta, 18 de agosto de 2022
MENU

Política

Racha entre Izalci e os Belmontes pode levar Reguffe a desistir do Buriti

Reguffe deve optar pelo projeto de reeleição ao Senado

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O senador José Antonio Reguffe (União Brasil), deve se pronunciar nos próximos dias sobre o seu destino político para estas eleições de outubro.

O político deve optar pelo projeto de reeleição ao Senado ou ajudar o seu partido como candidato a deputado federal, já que a disputa pelo Buriti ficou inviável com a declaração de guerra entre o senador Izalci Lucas (PSDB), e a deputada Paula Belmonte (Cidadania.)

A briga entre os dois parlamentares irrompeu após Bruno Araújo, presidente nacional da federação, formada entre o PSDB/Cidadania, ter anunciado que o braço da parceria partidária irá ser comando no DF pelo senador Izalci.

De acordo om a decisão, o tucano teria amplos poderes outorgados pelo colegiado da federação para montar a sua chapa, ao governo do DF, bem como as nominatas para deputado federal e deputado distrital.

A situação emparedou completamente o projeto politico de Paula Belmonte que sonhava ser a candidata ao Senado em uma chapa majoritária encabeçada por Reguffe ou ela própria sendo a candidata ao Buriti com Reguffe ao Senado.

O empresário do setor da construção civil e ex-deputado Luiz Pitmam seria o vice de Reguffe

A única vaga que Izalci vai oferecer a Paula Belmonte, é de que ela dispute a reeleição de deputada federal, uma situação pra lá de arriscada, diante de uma nominata frágil e sem competitividade eleitoral.

Pelo andar da carruagem, Paula Belmonte pode ficar fora do jogo politico, como candidata nas eleições de outubro.

Nesse contexto, o União Brasil, partido de Reguffe, faz pressão para que ele saia a deputado federal, para ajudar o partido eleger ao menos dois federais: ele próprio e a ex-deputada Eliana Pedrosa.

Em uma reunião ocorrida, as portas fechadas, na noite de ontem, entre Luiz Pitiman(Podemos) Felipe Belmonte (PSC) e o próprio Reguffe ( União) foi aventada a possibilidade de o marido de Paula Belmonte, o empresário Felipe Belmonte, lançar a sua candidatura ao Buriti pelo minusculo partido PSC. Luiz Pitimam seria o seu vice e Reguffe para a vaga de senador.

A arriscada proposta não deu jogo. O fato, é que o mundo político brasiliense está com o olhar voltado sobre qual vai ser a decisão de Reguffe. O Radar, também.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal.

Fonte/Créditos: Toni Duarte/RadarDF

Créditos (Imagem de capa): Reprodução/RadarDF

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!