O Programa Voa Brasil, do governo federal, já permitiu que 20 mil aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) viajassem pelo país pagando até R$ 200 por trecho. Lançado em julho, o programa oferece bilhetes para destinos variados, preenchendo assentos ociosos em trechos de baixa demanda. Nos últimos quatro meses, foram emitidas passagens para 77 cidades, com maior procura para São Paulo, Rio de Janeiro e capitais do Nordeste, como Fortaleza, Recife e Salvador.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as regiões Sudeste e Nordeste concentraram 84% das passagens emitidas, com 44% e 40%, respectivamente. O Centro-Oeste recebeu 8% das viagens, seguido pelo Sul (5%) e Norte (3%). O ministro Sílvio Costa Filho destaca que o programa cumpre sua função de democratizar o transporte aéreo, incluindo aposentados que não voavam há pelo menos um ano. “São lugares que estariam vazios e que agora servem para promover o turismo interno e inclusão social”, afirmou.
Os participantes podem adquirir até dois trechos por ano exclusivamente pelo site **gov.br/voabrasil**, que é a única plataforma oficial e segura para compras. O governo alerta para possíveis golpes envolvendo links fraudulentos e reforça que os dados pessoais estão protegidos apenas no domínio oficial do programa. A recomendação é acessar diretamente o site ou o login Gov.br para obter informações e realizar as reservas.
Com o sucesso da iniciativa, o Voa Brasil será ampliado em 2025 para beneficiar também estudantes de baixa renda, garantindo passagens a preços acessíveis. A proposta de expansão reforça o compromisso do programa em promover acessibilidade no transporte aéreo e estimular o turismo nacional, alcançando um público ainda maior.