Jornal da 2CNews

Sábado, 22 de janeiro de 2022
MENU

Corporativo

Instituto Ecofuturo ganha Prêmio Muriqui 2021

A premiação é um dos principais reconhecimentos às ações ambientais no Brasil

26
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, foi o vencedor do Prêmio Muriqui 2021, na categoria Pessoa Jurídica. A premiação é organizada pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é uma das homenagens mais importantes às ações ambientais no país.

O prêmio foi concedido pelo trabalho desenvolvido no Parque das Neblinas, reserva da Suzano gerida pelo Instituto. Na área, que abrange 7 mil hectares de floresta em diversos estágios de regeneração, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e envolvimento comunitário. O Parque abriga mais de 1.200 espécies da fauna e da flora, incluindo 24 com algum grau de ameaça e quatro novas para a ciência.

Instituído em 1993, o Prêmio Muriqui tem como objetivo incentivar ações que contribuem para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável no bioma Mata Atlântica. O reconhecimento é dedicado às ações de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Neste ano, o evento celebra os 30 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e 50 anos do Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) da UNESCO, que coordena a Rede Mundial de Reservas da Biosfera – atualmente composto por 727 Reservas em 131 países. O Programa busca promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para estabelecer boas relações entre a sociedade e o meio ambiente.

O prêmio foi entregue ontem, 23 de novembro, no segundo dia do Encontro Anual da RBMA, em Fortaleza, que acontecerá até o próximo dia 27. A homenagem contou com uma estatueta de bronze representando um Muriqui (Brachyteles arachnoides e B. hypoxanthus), animal símbolo da RBMA e o maior primata da América do Sul.

“Ficamos felizes e honrados por sermos reconhecidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica com o Prêmio Muriqui 2021. O Ecofuturo busca, há mais de duas décadas, contribuir para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento, especialmente na Mata Atlântica, bioma em que se encontra o Parque das Neblinas”, declara Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto.  

 

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. Mais informações sobre a fauna e a flora presentes na área? Acesse a publicação A biodiversidade no Parque das Neblinas, disponível para download no site do Instituto.

 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

 

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano  

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com - Tel.: (11) 2138-8949



Website: http://www.ecofuturo.org.br/

Fonte/Créditos: DINO

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!