Durante um jantar com jornalistas em Brasília, o governador Ibaneis Rocha reconheceu publicamente a força e a influência da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP). Em um gesto inédito, o chefe do Executivo homenageou a entidade que reúne portais de notícias independentes, destacando sua importância no fortalecimento do jornalismo digital e na promoção da pluralidade de vozes na capital do país.
Pela primeira vez na história do Distrito Federal, um governador estende tapete vermelho — metaforicamente, é claro — para os protagonistas da mídia digital. Durante um jantar realizado no tradicional restaurante Nativas, em Brasília, Ibaneis Rocha enalteceu a ABBP e fez questão de deixar claro: o jornalismo digital chegou ao centro da arena política e institucional do DF com força e relevância.
A ABBP, que nasceu como entidade regional, hoje atua em âmbito nacional, mantendo diálogo constante com autoridades, instituições e a sociedade civil. Na fala do governador, ficou evidente o reconhecimento: “A Associação Brasileira de Portais de Notícias se tornou um instrumento importante na democratização da informação. Apoia o que é bom, e critica quando é necessário — como tem que ser”, afirmou Ibaneis, arrancando olhares cúmplices e alguns sorrisos contidos de quem há tempos esperava por esse tipo de reconhecimento.
Segundo o presidente da ABBP, Toni Duarte, a entidade reúne uma rede de portais independentes comprometidos com o jornalismo sério, crítico e plural. “Valorizamos o jornalismo local, aquele que está próximo do cidadão, que fiscaliza, questiona e mostra o que realmente importa para o povo brasiliense. Isso é vital para a democracia”, declarou.
Mais do que uma associação, a ABBP virou ponte — liga governo, sociedade, cultura, economia e turismo em um só canal. Seus diretores apontam que a entidade fomenta o empreendedorismo digital e incentiva coberturas que promovem a cultura e a economia criativa, além de gerar emprego e fortalecer o ecossistema de mídia independente.
Ao reunir mais de 100 portais de notícias em um único evento, a ABBP mostrou que não está apenas contando a história — está escrevendo uma nova página do jornalismo digital no Brasil. E agora, com a chancela de um governador, essa história ganha novos capítulos.